Páginas

19 de jul. de 2010

[Android] - Skin HTC Dream para Emulador

Olá a todos.
Hoje tenho uma novidade que poderá interessar mais de um !

Não sei se sou o único a pensar isto, mas, eu acho que o Skin do Emulador do Android é um bocadinho feio, demasiado simplista para mim, e com botões que nunca utilizo. Dava jeito então reduzir o tamanho e tirar os botões (para caber melhor no meu Netbook (1024x600).

Foi então que decidi procurar um bocadinho na net e vi que alguns sites propõem diferentes tipos de skins de telemóveis para o emulador do Android (como o do iPhone para quem já usou). Problema, elas todos vêm com teclado, e não são lá muito bonitos ao meu ver :S..

Então, eu, decidi criar um meu, à imagem do meu pequeno (em tamanho, e grande em potencial) HTC Dream (ou mais chamado G1), o qual nunca chegou à sair em Portugal posso já dizer (o que foi pena.. mas isso é outra historia que não tem nada a ver).

Esta versão não propõem o famoso teclado quando rodamos o emulador (CTRL+F12), mas isso talvez eu irei implementar (o que não impede o telemóvel de rodar, mas não se vê o teclado).

Esta versão é básica e tem tudo funcional (caso algo não vos agrade é só dizer que eu corrijo).

Aqui vão algumas fotos :

O Link para Download :
HTC Dream (Preto) Skin - Android Emulator

Instruções de Instalação (Gnu/Linux, basta adaptar para os outros Sistemas) :
Opção Nº1 -- Criando um novo emulador !
1º - Efectuar o Download do ficheiro de extrair para a pasta "(Pasta_do_emulador)/platforms/android-(numero_api)/skins"

O que irá dar algo como isto :

2 º - Abrir o "AVD" que está na pasta "Tools" com o nome de "Android"

3 º - Depois de ter instalado do API da sua escolha (ver tutorial), basta carregar no botão "NEW", seleccionar tudo à sua vontade consoante a necessidade e na secção "Built-in" escolher "HTC Dream (Preto)". Assim :
E já está ^^
A Partir daí é só seguir o tutorial de como lançar o seu programa consoante o IDE que escolher. Mas isso já não é comigo.

Opção Nº2 -- Utilizando um emulador já criado :

1º - Abrir o Terminal
2º - Escrever lá o caminho para a pasta Tools do emulador, e para o ficheiro "emulator".
Exemplo : 'home/Aliasbody/Android_SDK/tools/emulator'.
3º - Acrescentar os argumentos desejados, neste caso só o nome do emulador (que foi escolhido no momento da sua criação), e o tema.

Da seguinte forma (PS : Tem que colocar um "@" antes do nome do emulador"):

'home/Aliasbody/Android_SDK/tools/emulator' @Android_2.1 -skin 'HTC Dream (Preto)'

E Pronto já está, ele irá lançar-se automaticamente ^^
Depois caso pretenda que o seu IDE o lance automaticamente, irá ter que acrescentar as "Emulator Options" unicamente a parte do "-skin 'HTC Dream (Preto)'"

Outras opções úteis :

No meu caso, o emulador ficava demasiado grande com o skin, mesmo num ecrã de 800 pixeis de altura, então nem vos conto como deve ficar no meu de 600 pixeis. Então a solução é o scale. O Scale vai por predefinição de 0,1 até 3, sabendo que 1 é o tamanho original. No caso especifico deste skin e do meu ecrã de 800 pixeis de altura decidi colocar como argumento adicionar ao anterior codigo o seguinte "-scale 0.89" o que deu :

'home/Aliasbody/Android_SDK/tools/emulator' @Android_2.1 -skin 'HTC Dream (Preto)' -scale 0.89

Podem conferir o antes e o depois do scale :
Antes :

Depois :

E é tudo por hoje ^^

PS : Eu estava a pensar fazer um skin para Nexus One, o que me dava jeito, e talvez, mais tarde, e com mais paciência, adicionar a rotação com o teclado para o HTC Dream. Se alguém estiver interessado basta dizer ^^

Espero que tenham gostado.
Agradeço a leitura.

Aliasbody

Nenhum comentário:

Postar um comentário