Páginas

25 de jul. de 2010

[Android] - Netbeans e Publicidades

Olá a todos,

Eu ontem, depois de uma curta pesquisa consegui encontrar finalmente como utilizar a biblioteca do AdMob (Centro de publicidades para telemóvel), no Android com o Netbeans (podia ser a do AdMob como podia ser qualquer outra biblioteca).

Agradeço ao autor do site "AgileJava", que explica na perfeição como utilizar bibliotecas externas no Netbeans. O método não é tão simples como no Eclipse, aviso já, mas funciona e muito bem !

Para resolver o problema dois ficheiros irão ter que ser modificados "à-la-patte", o eles todos que se encontram na pasta do projecto. Sim vocês perceberam bem, esta manipulação vai ter que ser feita para cada projecto onde queiram que la apareçam bibliotecas externas, vantagem é que esta solução funciona para todas as bibliotecas dentro de uma determinada pasta, e não 1 código por cada biblioteca.

Antes de começar, têm que criar uma pasta, dentro do seu projecto (portanto ao lado da pasta "dist", "nbproject", "res", src" etc..) uma pasta com o nome "lib", eu ainda não experimentei com outros nomes, mas segundo o código, o nome não interessa muito.

Depois disso, irá ter que abrir o ficheiro Build.xml (na raiz da pasta do seu projecto), e entre o cabeçalho do ficheiro e , copiar o seguinte código :

<target name="-pre-jar">
  <copy todir="${build.classes.dir}">
      <fileset dir="${external.libs.dir}">
         <include name="*.jar"/>
      </fileset>
   </copy>
</target>


Devem já ter reparado, que eu reduzi o código original, o problema era, como já o devem saber para assinar um programa feito no netbeans, será necessário, abrir o ficheiro apk que está na pasta "dist" (com o 7zip por exemplo), e remover a pasta "META-INF", senão, durante o processo de assinatura o programa irá acusar um erro no tamanho dos bytes (uma coisa que o eclipse faz automaticamente, se seleccionarem assinatura manual), o resto do código, pega no vosso ficheiro apaga a pasta "META-INF", e assina o programa com a vossa keystore, só que, essa mesma, com os seus dados utilizados no momento da assinatura, ou seja nome e password, eram bem visíveis no código. Então, para evitar problemas de segurança, eu decidi remover esse pedaço de código para que ninguém possa ver a sua password, poderão o adicionar se o desejaram, basta para isso clicar no link acima.

Depois de tal trabalho, bastará abrir a pasta "nbproject" e modificar o ficheiro "project.properties", no qual, no fim do mesmo, irão adicionar o seguinte :

external.libs.dir=lib

E prontos, já está, a partir de agora podem voltar ao vosso projecto fazer todo o necessário (segundo o tutorial da biblioteca externa que irão instalar), para colocar a vossa biblioteca funcional, de seguida fazer um "Clean and Build" e depois um "Run" e experimentar a vossa aplicação.

E desfrutar de uma aplicação com... uma biblioteca.. que faz... epa... coisas...

Agradeço a leitura,
Aliasbody

Nenhum comentário:

Postar um comentário